sábado, 9 de maio de 2015

O Deus Pai é Deus Mãe

Por Jony Bigu

Chega o dia das mães, é festa em inúmeras residências Brasil a fora. Uma homenagem mais que justa, pois comemorasse a mais celebre forma de amor entre os homens: o amor de materno. É um amor tão grande que o próprio Deus o usa para fazer uma analogia com seu amor.

“Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês.” Is. 49:15 (NTLH).

Em várias passagens da bíblia, Deus se revela fazendo uso do amor maternal para nos fazer entender seu grandioso amor.

1.       Deus sofre com os pecados dos filhos e faz de tudo para restaura-lo assim como uma mãe.

“Fiquei muito tempo em silêncio, e me contive, calado. Mas agora, como mulher em trabalho de parto, eu grito, gemo e respiro ofegante. [...] Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.” Is. 42:14,16b (NVI).

Nesse texto, Deus fala das dores sentidas durante o período do exílio (período que Judá permaneceu sobre domínio babilônico).

2.       Deus consola seu povo assim como uma mãe consola seus filhos.

“Assim como uma mãe que consola seu filho, também eu os consolarei; em Jerusalém vocês serão consolados ” Is. 66:13 (NVI).

Após o doloroso período do exílio Babilônico, Deus promete consolar seu povo na terra deles. Assim como o colo de uma mãe, o colo de Deus também é consolador depois de grande sofrimento.

3.       Deus cuida e ensina seus filhos mesmo não tendo o devido reconhecimento.

“Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho. Mas quanto mais eu o chamava, mais ele se afastava de mim. [...] Mas eu fui quem ensinou Efraim a andar, tomando-o nos braços [...] Eu o conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los.” Oseias 11:1-4 (NVI).

Esta linda passagem, mostra o cuidado que Deus teve com o seu povo. Ele o amou desde o tempo que Israel era um menino mal criado. É Ele quem conduz seu povo com bondade humana, sim, a bondade entre os homens é expressão do amor de Deus. Além disso, Ele é quem toma o nosso jugo e se inclina para nos dar de mamar.

O amor materno de Deus também aparece nas palavras de Jesus quando este desejou cuidar de Jerusalém como uma galinha que cuida de seus pintinhos debaixo de suas asas (Lc 13:34). Jesus estava triste, pois Jerusalém não havia entendido o que era o Reino de Deus. O cuidado do Senhor nos liberta e nos ensina a voar. E se algum dia fraquejarmos, Ele estará próximo para nos amparar.
 
“Como a águia ensina os filhotes a voar e com suas asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o Senhor Deus cuida do seu povo .” Deuteronômio 32:11 (NTLH).

Deus ama como mãe.

Ass. Jony Bigu – que nunca será mãe, mas foi amado demais pela Rosinha, sua mãe, e por isso entendeu a profundidade do amor materno.

Nenhum comentário: