segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Os cristãos, o “bolsa travesti” e o PT.

Por Jony Bigu

Nos últimos dias, vi muitos crentes criticando uma ação da prefeitura de São Paulo que oferece um benefício social no valor de um salário mínimo a travestis para que estes possam concluir o ensino básico e fazer um curso técnico. Eu até entrei no debate algumas vez e, como geralmente acontece, fui rechaçado mais uma vez.

Para explicar o meu ponto de vista, vamos imaginar a seguinte situação. Imagine que você resolve fazer um trabalho social em prol de um grupo de pessoas você conhece, na sua igreja. Você sabe que esse grupo é o que mais sofre com a violência. Além disso, você conhece que grande parte dessas pessoas sofre com a rejeição de seus familiares. Muitas até foram expulsas de casa quando ainda eram crianças. A situação dessas pessoas é realmente é triste.

Então, vocês resolvem dar uma ajuda financeira para essas pessoas para que elas tenham oportunidade de estudar e possam fazer um curso técnico para se capacitar e ter outras oportunidades. Você sabe que essa ajuda financeira será importante, pois caso eles não tenham, terão que se expor ao perigo da violência.

Você acha que essa atitude é má a sociedade? A situação que falei acima não é hipotética. Ela existe. A única diferença é que ao invés desse projeto ser uma ação da igreja é uma ação da prefeitura do PT. Outro detalhe importante é que o grupo excluído é um grupo de travestis. Para muitos “irmãos”, isso faz toda a diferença.

Talvez eu esteja errado, mas para mim é difícil achar que um grupo que mais sofre no Brasil com a exploração sexual, é vítima de preconceito diariamente, tem dificuldade em conseguir um emprego por conta de sua aparência, seja um grupo privilegiado só por conta de uma ajuda financeira para que possa estudar. Sinceramente, eu não consigo entender. Para mim, é triste ver os cristãos colocarem suas convicções políticas e um juízo de valor pela aparência acima da dignidade humana.


Deus tenha misericórdia de nós.

Nenhum comentário: