sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Aécio, os evangélicos e o mundo do faz de conta.

Por Jony Bigu

Fico pensando como os evangélicos do Brasil vivem no mundo de faz de conta. É! Fazemos de conta que nossos líderes da mídia são pessoas honestas. Fazemos de conta que os políticos crentes não fazem politicagem como os outros. Isso porque irregularmente fazemos campanha política em igrejas, o que é proibido pelo artigo n° 37 da Lei 9.504/97, mas fazemos de conta que isso é “um projeto de Deus”. Fazemos de conta que isso não é corrupção. Para nós, corrupção é o que o PT faz. Mas quando é o candidato Aécio Neves, fazemos de conta que ele é uma boa pessoa. Fazemos de conta que ele é um cara honesto, fazemos de conta que ele nunca bateu na namorada, fazemos de conta que ele nunca foi preso dirigindo embriagado. E até o caso da cocaína é para nós apenas uma história de faz de conta. Pois a polícia prendeu um funcionário dele, em um helicóptero dele, em uma fazenda dele, indo para outra fazenda dele, para encontrar outro funcionário dele. Mas isso é só aparência e todo crente sabe que as aparências não contam, pois vivemos no mundo do faz de conta e fazemos de conta que isso é fé.
Daí, o PSC, “partido dos crentes”, recebe dinheiro para apoiar esse candidato. Os líderes do partido fazem de conta que não ganharam nada e convocam o povo evangélico para apoiar o candidato tucano, fazendo de conta que ele é uma benção. Alimentamos um discurso de ódio, mas fazemos de conta que está tudo bem. Oramos, fazendo de conta que Deus está do nosso lado, fazendo as nossas vontades. Deus, esse não faz de conta, não tem nada a ver com essa história nem se mete nisso. Mas nós, mesmo sabendo disso, fazemos de conta que o Todo Poderoso está com a gente, para fazer de conta pros outros que somos invencíveis.
Se o candidato tucano ganhar, vamos fazer de conta que essa foi a vontade de Deus. Caso haja aumento das desigualdades sociais, desemprego e outras mazelas, vamos fazer de conta que é um castigo que o Senhor está colocando para o Brasil. Aceitar que erramos, jamais! Vamos continuar fazendo de conta que está tudo bem e que somos quase perfeitos.

Talvez alguns evangélicos não gostem desse texto. Mas tudo bem. É só fazer de conta que nunca leu esse texto e continuar fazendo de conta que não sabe de nenhuma dessas informações e assim continuar fazendo de conta que isso tudo não é um faz de conta.