sábado, 1 de junho de 2013

Uma igreja incomoda muita gente, duas igrejas incomodam muito mais.

 Por Jony Bigu,

Esses dias eu estava escutando uma conversa entre duas senhoras dentro de um ônibus. Uma estava bastante chateada com certa igreja que era vizinha a sua casa. Ela passou o tempo todo reclamando do barulho que os “irmãos” faziam. Para piorar a situação, uma nova igreja no outro lado da rua, em frente a sua casa foi aberta. Agora, segundo a pobre mulher, era culto todo o dia e no domingo eram dois concorrentes.
Sei que alguns iriam dizer que essas mulheres eram duas incrédulas e que a palavra de Deus deveria continuar sendo pregada, não importando a maneira. Mas fica a questão: que mensagem nós, como igreja, estamos levando? O que estamos fazendo para que o povo tenha tanta raiva da igreja? Falo isso porque numa realidade, como no caso acima, nós mais incomodamos do que agradamos. Sei que alguém pode replicar: Mas a igreja sempre foi perseguida! Eu sei. Isso é fato, mas da mesma forma que era perseguida, ela caía na graça do povo (At. 2: 47).
Eu acho que o nosso problema é outro. Eu acho que nosso problema é falar demais e agir de menos. Qual é o impacto positivo que estamos deixando na comunidade? Estamos vivemos o evangelho? Ou apenas falamos dele?

Jesus e os apóstolos viviam o evangelho. As pessoas viam suas ações e percebiam a autoridade de suas palavras (Mc. 1: 22). Acredito que quando nós agirmos mais do que falamos, a igreja vai cumprir sua verdadeira missão e agradar mais que incomodar.

Ass. Jony Bigu - que só dá grito na igreja para que ela testemunhe verdadeiramente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Li o seu texto e até compreendo o que quis dizer, mas caindo na real, as igrejas que pregam o Evangelho de Cristo vai agradar somente aqueles que as frequentam. As pessoas de fora sempre vão criticar, apontar somente os erros (se esquecendo das qualidades e acertos). É fato que a maioria das pessoas vão reclamar do barulho, falar mal dos pastores e dos membros e isso vai piorar nos "últimos dias". Na maioria das vezes é pura perseguição sim, intolerância religiosa etc.
E sabe porque o mundo está cada vez contra a Igreja de Cristo? É claro que muitas igrejas tem dado mau testemunho e escândalos, mas mesmo se não existisse tantos erros e escândalos na Obra de Deus ainda assim os cristãos seriam perseguidos e criticados. Mas respondendo a pergunta: A Igreja é tão odiada e mal compreendida porque ao combater o pecado está indo contra a maioria das pessoas. Afinal, a igreja que prega a Palavra de Deus como ela de fato é, vai atingir muita gente. Se a igreja prega contra a prática homossexual ela é considerada homofóbica e preconceituosa (mesmo afirmando que a Igreja ama o homossexual,e apenas é contra a prática). Se a igreja prega contra o sexo fora do casamento, contra o adultério, a promiscuidade, bebidas alcoólicas e diversões mundanas, a igreja é considerada ultrapassada, preconceituosa, chata, intrometida etc. Basta vermos o nível moral em que a sociedade se encontra atualmente, onde os valores estão invertidos, as famílias destruídas pelas drogas, bebidas, adultério etc. A missão da Igreja de Cristo aqui na Terra é pregar a Palavra de Deus sem se importar se está agradando A ou B. Se nem Jesus que era sem pecados conseguiu agradar a todos, imagine uma igreja que tem muitas qualidades, mas que também tem muitas falhas. Não precisamos, como cristãos, esperar a aceitação das pessoas, nem a admiração ou elogios, porque isso nunca vai acontecer. A Igreja de Cristo será perseguida e odiada por todo o mundo, porque a verdade muitas vezes incomoda e até machuca. Mas não devemos com isso nos acovardar e cruzar os braços, devemos seguir firmes e adiante com Jesus como guia fiel.
"E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."(Mateus 10:22).