terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O empreendedor de infelicidades


Por Jony Bigu

Qual o adjetivo atribuiríamos a um homem que era dono de uma pequena fazenda e com muito trabalho e suor aumentou de uma maneira impressionante suas propriedades? O crescimento desse homem não foi resultado de corrupção, mas do duro e honesto trabalho que ele empreendeu.


Aos poucos ele via a produção da sua fazenda crescer mais e mais. Um dia ele percebeu que a estrutura da sua fazenda já era pequena e a solução seria derrubar os antigos celeiros e construir novos. E foi exatamente isso que ele fez. Com muito esforço ele não só construiu novos celeiros, mas conseguiu abarrotá-los com suas colheitas. O resultado de todo esse sucesso lhe renderia uma tranqüilidade enorme, uma vida que com certeza é um sonho de muita gente.


Ele queria acumular ao ponto de um dia não ter com que se preocupar em fazer alguma coisa. Ele vivia dizendo: Direi a minha alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. E uma dia ele conseguiu.

Certamente os adjetivos que esse homem receberia seria de exaltação ao seu belíssimo trabalho. Diriam que era esforçado, trabalhador, um empreendedor sensacional. Bem, não foram essas as palavras do Mestre ao se referir a uma pessoa assim. Jesus o chamou de louco.


Louco? por quê? o que Jesus tem contra o trabalho?

Conta o trabalho nada, pois o próprio Deus quando criou Adão deu-lhe a ordem para trabalhar (Gn 1. 28). O problema que Deus viu nesse fazendeiro foi a busca por uma vida sem objetivos. A busca por uma vida autosuficiente e egoista. Ele só pensou nele e o resultado disso seria no final de tudo uma vida sem objetivos.


É isso! uma vida sem objetivos certos é uma vida de louco. Quando não temos os objetivos certos vivemos em função de coisas que não vão nos fazer feliz. Muitos deixam de lado casa, família, amigos em busca de algo que lhe vai trazer apenas um conforto momentâneo. Hoje eu lhe convido a pensar na eternidade, pensar na sua alma. Deus disse para aquele homem: Louco, hoje lhe pedirão a tua alma, e o que tens preparado?


Paremos de viver em função de coisas que não vão nos fazer feliz. Deixemos de desprezar momentos maravilhosos com pessoas que nos amam. O cantor e compositor, Renato Russo em uma de suas músicas dizia: "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã". Vou mais além, pois antes de amar o próximo devemos amar ao Senhor nosso Deus, pois assim viveremos o verdadeiro amor.


Deus é a razão da nossa vida. Se estamos Nele temos razões suficientes para viver. Muita gente vive correndo atrás de seus objetivos pessoais, lutam e se abstem de quase toda a sua vida e quando alcançam não conseguem ser felizes plenamente. A verdadeira felicidade não está na comodidade material e carnal, mas em Jesus.


Pense nisso,


Ass. Jony Bigu, não é nenhum fazendeiro rico, mas é muito feliz ao lado de sua esposa Elizete.


Nenhum comentário: