segunda-feira, 22 de julho de 2013

Jesus Cristo pé-duro

Por Jony Bigu

E eu que pensava que tinha sido o primeiro doido a comparar o Reino de Deus a um petshop.  Que nada! Há 3 anos um outro sem noção já havia feito isso, embora com opinião divergente.  Em uma resposta ao Yahoo Answers endereçada no link (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100715132530AAtfLB7) um camarada disse que Jesus tinha pedigree. Veja os argumentos dele:

“Pedigree é a arvore genealógica do cão. Como nos homens possuem a arvore genealógica em que mostram os seus ancestrais assim fazem também com os cães. A Nobreza utiliza muito isto. Se você ler a Biblia no Evangelho de Mateus o ínicio é mostrando a arvore genealogica de Jesus que era descendente de José que por sua vez era de Davi e assim por diante. Então, Jesus tinha "pedigree" e era de "raça pura". Respeito os vira-latas, pretendo ter alguns e como Jesus pediu fazer dar abrigo aos pobres, os sem comida e agua, sem casa e inclusive os vira-latas que são seres vivos com sentimentos mas é tranquilo ter uma raça com pedigree as vantagens são muitas. O criador(Jesus) não pode ser consumido pela criatura (pobres e vira-latas)”. Alguns erros gráficos aqui presentes são originais do autor.

O que ele falou do pedigree está correto, mas o pedigree não é apenas de ordem natural genealógica; é também de ordem social. Eu conheço até a quarta geração de ancestrais do meu gato. Ele é pé-duro de pai, mãe, avó, bisavó e assim vai. Então por que não se diz que ele não tem raça? Vale ressaltar também que o pedigree trazia informação de status. Se o animal ganhasse algum campeonato ou coisa do tipo, iria constar lá. O pedigree valoriza, dá méritos ao animal, lhe faz ser de uma casta superior.

Com Jesus não foi assim. Ele nasceu da descendência de Davi, mas foi bem longe de um palácio. Ele foi da descendência real sim, mas nunca ostentou isso. Ele não precisou de cuidados especiais como são os animais de pedigree, antes foi homem de dor experimentado no trabalho.  Enfim, Jesus foi pé-duro sim, todavia, hoje seu nome está sobre todo nome.


Ass. Jony Bigu – pé-duro de pai e mãe conforme seu registro de nascimento e é casado com Elizete, que também é pé-dura, que juntos colaboraram para perpetuação dos pé-duros no mundo.

sábado, 13 de julho de 2013

Jesus tinha pedigree ou era pé-duro?

Por Jony Bigu

É incrível como nos nossos dias o pragmatismo e a busca desenfreada pela prosperidade têm tomado conta das igrejas. A busca por status tem levado muitos cristãos a deixar a humildade de Cristo e a buscar o orgulho e a soberba do diabo. A busca por títulos de posições eclesiásticas para diferenciar uma minoria do grande povão é a mais nova moda dos líderes cristãos.

Comparo a igreja hoje como se fosse um petshop onde a diferença de valor dos animais resulta do tipo de raça. Os mais valiosos são aqueles que têm “pedigree”, enquanto os “pé-duro” nem aparecem a venda, devido o seu baixo valor. Dizemos que um cachorro pé-duro é aquele sem raça valorizada, o vulgo vira-lata.
Diferente de muitos cristãos, Jesus não se diferenciava em status social do povão. Ele nasceu em Belém num estábulo de animais. Cresceu em Nazaré, vilarejo irrelevante na época. Ele se vestia como os pobres de seu tempo, falava como os demais. Ele não fazia parte da casta religiosa judaica. Jesus era pé-duro.

Isso lhe escandaliza? Você realmente acha que devemos constituir castas superiores aos demais? Se você pensa assim, você não conhece o verdadeiro cristianismo. Jesus foi o maior exemplo de serviço e quer que sua igreja siga seus exemplos. Nós não somos os “reis ou príncipes” dessa terra. Nós somos os serviçais. Nós viemos para servir, para sermos os menores nesse mundo. Ser menor ou serviçal não significa ser irrelevante. Na lógica de Cristo, o menor é sempre o maior. Servir é a atitude mais digna de todas.  Não viemos ao mundo para ser servidos, mas para servir.


Ass. Jony Bigu – que é também é pé-duro e publica as suas “pedurisses” aqui no Missões Salem, que também é um blog pé-duro.