sábado, 31 de dezembro de 2011

Um Novo Ser para um Mesmo Ano


Por Carlos Moreira

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos". Fernando Pessoa

Coisa extremamente perversa é a rotina, o tédio, a mesmice, a acomodação. Não há nada mais destrutivo ao espírito humano do que alguém que virou coadjuvante da história, e não seu ator principal, passou a seguir mapas, e não a fazer mapas, satisfez-se em atingir a média, tornar-se igual, massificado, não-singular, cópia da cópia, rosto na multidão, clone de outros, holograma de carne e sangue. Esquecemos as lições do filósofo Eurípedes, quando afirmou "tudo é mudança; tudo cede o seu lugar e desaparece".

Todos me dizem que esperam um ano de 2012 melhor. Que haja menos dificuldades, menos inquietações, que as oportunidades perdidas, reapareçam, que os amores desfeitos, ressurjam, que os negócios não concretizados, possam novamente se realizar, que o dinheiro perdido, retorne, algo como se o tempo tivesse seu próprio "espírito", sua própria vontade, seu próprio querer.

Ora, não é o tempo que vai mudar, não é o ano que vai ser diferente, mas, se desejarem, as pessoas é que poderão ser. As dinâmicas da vida permanecerão as mesmas. Cada estação se abrirá em flores e se recolherá em sombras. Por isso, diz o sábio: "o que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol". Ec. 1:9. A vida certamente nos brindará com dores, perdas, medos, dramas, todos os matizes dos quais a existência se compõe neste grande crochê que emoldura a saga humana sobre o chão empoeirado da Terra.

"Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento". Érico Veríssimo. Fico impressionado com nossa resistência a mudança, ao novo, àquilo que é inusitado, desafiador! É que nós nos acostumamos com o conforto, com a palidez de dias acinzentados, com a existência que se resumiu entre a boca e o prato - comer para trabalhar e trabalhar para comer.

Em 2012 quero lhe desafiar a mudar, ser diferente, ser persistente, ser gente! "Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos". Albert Einstein. Aprenda a discernir o tempo, veja o que acontece em nossa sociedade. Desgraçadamente, estamos nos coisificando, tornando-nos lenta e sutilmente seres de coração de pedra e sentimentos de aço. Passamos a amar as coisas e usar as pessoas! É tempo de mudar!   

Com toda certeza, 2012 não será diferente de 2011. Como bem nos chama a atenção o livro do Apocalipse, "continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se". Por isso, escute o que sabiamente afirmou Elliot Gould: "ninguém pode ser escravo de sua identidade: quando surge uma possibilidade de mudança, é preciso mudar!".

Feliz 2012 para você! Que este seja o ano da sua virada, e não que a virada do ano vá representar em si mesma algum tipo de mudança... Lembre-se do que disse Kant "toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço".

Foi um grande prazer escrever para vocês durante este ano. Procurei ser o mais honesto possível com cada linha publicada. Espero que alguns possam ter sido abençoados. Obrigado ao Danilo pela imensa oportunidade de trabalhar no Genizah.

Termino com o salmo 40:1 e 2: "coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro". Beijo no coração!  



sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Jesus é contra greve?

Por Jony Bigu

Jesus é contra greve! Greve é uma ação de rebeldia! Essas e outras frases ouvi várias vezes. Não é de se espantar em meio a um povo pouco politizado. Aliás, perdoe-me  dizer, mas a igreja traz uma marca de alienação de alto grau. Não é atoa que o neopentecostalismo esta emergindo em nosso país.

Diferente de outros países com os EUA, o Estado Brasileiro não teve influência evangélica em sua formação.
A alienação politica dos evangélicos brasileiros é resultado de uma serie de erros. Primeiro a aversão dos crentes a politica. Por muito tempo a politica marcada culturalmente pela corrupção era tida como algo diabólico. Algo que não tinha nada com o povo de Deus.

Com o tempo esse pensamento foi mudando. Aos poucos as igrejas evangélicas foram se aproximando dos debates políticos, todavia, isso resultou no segundo erro: a sedução por privilégios. Hoje os discursos políticos em nada se divergem dos demais grupos no que diz ao caráter sectário das pautas. Homossexuais legislam para homossexuais, empresários para empresários, e evangélicos para evangélicos e o povo em geral fica a ver navios. Não estou dizendo que nenhum politico evangélico não projetos para o povo em geral, pois alguém pode dizer: "Pastor fulano de Tal fez isso na educação". Eu estou falando de PRIORIDADES. Pode ver pelos discursos que são feitos nas épocas de eleições. "Vote no irmão fulano de Tal que ele vai legislar em favor do povo de Deus".

Precisamos de alguém para defender os princípios cristãos? é claro que precisamos. Agora isso não é desculpa para não priorizar o povo. Foi isso que eu falei para a deputada estadual do Ceará Silvana Oliveira. "Você é deputada do Estado do Ceará e não da igreja do Ceará. Seu cargo é para servir a todos os cearenses de modo geral e não apenas uma parte deles."

O vídeo abaixo resume o que penso sobre politica


Bem, mas quanto a greve. Ela não é uma ação de rebeldia? Só os mais ignorantes pensam isso. Greve é um DIREITO CONSTITUCIONAL. Trata-se de um instrumento de luta dos trabalhadores. Então não tem nada de rebeldia. O fato é que nas lutas sociais não existe parcialidade. Eu tinha um amigo professor crente que na greve dos professores dizia: "vou dar aula, mas sou a favor das lutas por melhorias".
A ação de meu amigo não ajudava em nada na luta. Pelo contrário, atrapalhava, pois o governo sempre o usava para manipular a informação dada a sociedade. Desse modo, ou estamos do lado dos trabalhadores ou do lado dos opressores.

Enquanto a luta dos trabalhadores for justa e manter seus propósitos eles terão meu apoio. Seja professor, policial, bombeiro ou qualquer outra categoria de profissionais.

TODO APOIO AOS POLICIAIS E BOMBEIROS DO CEARÁ.

domingo, 25 de dezembro de 2011

O Nascimento de Jesus traduzido para o Cearensês (Mt 1. 18-25)


18  Ora, o nascimento de Jesus Cristo se procedeu assim: Estando Maria, sua mãinha, desposada com José, antes de juntarem os trapos, achou-se ela buchuda por ação do Espírito Santo.
19  Então José, seu macho, como era um cabra justo, e a não queria infamar, intentou dar lavanda secretamente.
20  E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, fio de Davi, não temas receber a Mariazinha, tua muier, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
21  E dará à luz um fio e o nome do cabrinha será JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
22  Tudo isto se a sucedeu  para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
23  Eis que a moça ficará buchuda, e terá um minino, e o nome do bruguelo será EMANUEL, Que traduzido é: Deus com nois.
24  E José, despertando do sono, se alevantou da sua rede e fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua muier;
25  E não a mexeu nela até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Evangelho em Cearensês: A filha de Jairo (Mc 5: 21-23, 31-42)



E, passando Jesus outra vez numa jangada, arrudiado para o outro lado, ajuntou-se a ele uma ruma de gente; e ele estava na beirada do mar. E eis que chegou um cabra dos principais da sinagoga chamado Jairo, e, vendo-o, se abaixou-se aos seus pés, e lhe aperreava muito, dizendo:
_ Minha brugelinha está mazelada; rogo-te que se avexe até minha casa e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.
[...]

Estando ele ainda falando, chegaram uns homi que trabaiava para seu Jairo, a quem disseram: A tua brugelinha bateu as botas; para que aperreia o Mestre?

E Jesus escutando isso, disse a Jairo:
_Não temas, crê somente.
E de jeito nenhum, deixou que alguém o seguisse, tirando Pedro, Tiago, e João.
E tento entrado na propriedade de seu Jairo, viu uma grande zuada de choro e pranto.

Por que essa baldeação? A menina não bateu o catolé, mas tira um cuxilo.

 E mangaram de Jesus; porém ele, tendo-os os feito vazar, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.

E, tomando a mão da menina, disse-lhe:
_Talita cumi; que no nosso linguajá é "Menina, eu digo pra tu, se alevanta.

E logo a menina se alevantou, e andava, pois já tinha doze anos; e todos ficaram invocados com o que tinha acontecido.



Tradução de Jony Bigu, que é cearense cabeça chata e tem orgulho disso.